Operação Sorriso

Umarizal - RN

Fendas: depois das lágrimas, o sorriso.

Este projeto o convida a fazer uma imersão na vida de Maria do Socorro que aos 67 anos se submeteu a uma cirurgia corretiva no lábio através da Operação Sorriso, ONG que tem como objetivo promover o tratamento da fissura labiopalatina no qual a saúde e dignidade são melhoradas através da cirurgia segura para pessoas nos lugares com mais necessidades. 

O ensaio destaca as fendas existentes na vida do fissurado, o distanciamento entre a compreensão da doença e o preconceito, a lacuna que se faz presente na vida de portadores de lábio leporino que muitas vezes o separa do convívio social. Através da abertura das fendas do diafragma da câmera pôde-se captar imagens que refletem as mudanças e superações na vida de Maria. Proporcionando uma reflexão sobre como foi passar anos sem a cirurgia, as dificuldades encontradas ao se relacionar, se alimentar, conversar, principalmente o lado estético e psicológicos, como a alegria de só aos 68 anos poder usar um batom nos lábios e ter sua autoestima reconquistada. Assim cessando as lágrimas e abrindo espaço para sorrisos, buscando cada vez mais sentir-se completa ao se olhar no espelho.


EXPOSIÇÃO MILITANA:

No dia Internacional da Mulher, trazemos essa novidade ao cenário fotográfico potiguar: A estreia do Coletivo Militana, com exposição coletiva no Mercado Cultural de Petrópolis.

A exposição conta com ensaios das fotografas Jéssica Bitencourt, LaÍne Paiva, Meysa Medeiros e Stephanie Bitencourt, reunindo trabalhos com temas de impacto social, ora do universo feminino mas que o transcende .

A exposição é gratuita e ficará por tempo indeterminado.


📌 Local: Galeria João Maria Alves - Mercado de Petrópolis.
🎟 Entrada gratuita.

Tags

Operação Sorriso Lábio leporino